quarta-feira, 9 de maio de 2012



3.

            - Hoje vou ao cinema com o Chico. – informou Margarida.
            - Isso vai mesmo bem, está visto. – observou Natália.
            - Pois vai. Ai, ai… - suspirou.
            - Maria, olha lá o que é que são os TPCs de matemática? – perguntou Isabel – É que eu esqueci-me de apontar.
            - De Matemática? – perguntou Maria nervosamente.
            - Sim, de matemática…
            - Acho que é os exercícios da página 9 do manual.
            - Obrigado.- então sussurrou-lhe – Está tudo bem?
            Maria acenou que sim com a cabeça e foi tentando participar na conversa para não parecer muito distraída.

*****

            Maria e Isabel iam sempre juntas para casa. Muravam perto uma da outra por isso iam quase todo o caminho juntas.
            - Maria, o que é que se passa? – quis saber Isabel quando iam para casa.
            - Nada, porquê? – respondeu Maria.
            - Não sei, hoje ficaste estranha quando te perguntei pelos TPCs de matemática.
            - Ah, isso. Não foi nada, só não estava à espera. – mentiu Maria.
            -Ah, ok… - convenceu-se Isabel.
            - Uff, já me safei desta. – pensou Maria.

*****

            - Hugo, ajudas-me com estes trabalhos de casa? – pediu Raquel.
            - Sim, mostra lá. – respondeu Hugo.
            - Que estão a fazer? – quis saber Maria que entrara na sala.
            - Trabalhos de casa. – informou Raquel.
            - Isso está mal. – disse a Maria sentando-se ao lado deles e observando o exercício.
            - Está mal, onde? – perguntou Hugo feito convencido.
            - Aqui…
            - Como? Explica lá isso. – pediu ele.
            - Sim, explica lá. – pediu também Raquel.
            - Vocês não percebem nada de português, pois não? – perguntou Maria olhando para as suas caras de ponto de interrogação.
            - Não. – responderam em coro.
            - Então é assim… - Maria lá fez as suas explicações e achou que tinham compreendido – Uma missão bem sucedida. – pensou.

*****

             - Não te sabia tão entendida em português. – meteu Hugo.
            Estavam no quarto de Maria. Maria estava a trabalhar num projecto da escola, Hugo estava sentado na borda da cama a tentar meter conversa.
            - Gozas, não? É uma das disciplinas em que tenho melhor nota. – esclareceu Maria.
            - Cério? Não sabia. – disse Hugo um pouco surpreso.
            - E tu? Em que disciplina és melhor? – perguntou Maria curiosa.
            - Nunca tive uma a que fosse realmente bom. Só em educação física é que eu me destacava mais. – disse Hugo deitando-se na cama.
            - Pois, nota-se. – elogiou Maria.
            - Obrigado, maninha. – picou ele.
            - Vá lá Hugo, não estragues a conversa. – pediu ela.
            - Ok. – retorquiu ele – Sabes, vou contar-te uma coisa.
            - Força, desembucha. – disse ela indo para junto dele.
            - Eu gosto de uma rapariga “proibida”. – confessou.
            - Proibida? Explica-te lá. – pediu ela.
            - Eu gosto dela mas não posso, ela está fora do meu alcance.
            - Hugo, preciso de uma mãozinha. –ouviu-se a voz de Paula vindo das escadas.
            - É melhor ires.
            - Pois, é melhor. – observou ele dando um pulo para o chão e indo ter com a mãe.
            - Quem será a rapariga? – pensou Maria, tinha ficado curiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário